Gestão de fluxo de caixa em época de crise


Você está cuidando do caixa da sua empresa? Em tempos de crise, pode ser um importante diferencial. Por isso, temos algumas dicas de gestão e soluções que poderão te ajudar.

O ponto de partida é sua projeção de receita durante o período de isolamento, ou então o período que você gostaria de analisar. A partir dela, desdobre o fluxo de caixa diário, fazendo um balanceamento entre os seus recebíveis e as contas a pagar.

Adiante os recebíveis de todos os adquirentes. Esta é uma alternativa a qual você, mesmo sem necessidade aumentar as receitas ou diminuir as despesas, pode aumentar o fluxo de caixa. Mesmo que você precise pagar uma taxa pela antecipação, tal recurso pode ser importante para a saúde do seu caixa.

Renegocie o vencimento dos pagamentos com os seus fornecedores, prestadores de serviços e bancos. Entenda quanto tempo você permanecerá fechado ou em regime paliativo, quais são os pagamentos que precisam ser feitos nesse período e faça uma negociação para postergá-los. Se possível, assuma o compromisso de pagá-los somente depois do período de isolamento social.

Há espaço, na forma de diálogo, para que os prestadores de serviços, nos contratos, façam revisões na tabela de preços e nas condições comerciais no pós-crise.

Preserve suas relações. Você precisará delas no pós-crise. Garanta que seu time estará pronto para recomeçar e dialogue com seus fornecedores. Não fuja desse diálogo. Conversas com empatia e transparência entre as partes são fundamentais para todos chegarem em um objetivo comum: ter condições mínimas de sobrevivência para uma retomada depois dessa crise.

Na etapa final dessa crise, será preciso adequar suas despesas às novas condições de venda. Isso envolve a possibilidade de redução dos turnos de trabalho para preservar o máximo de empregos, adaptando a folha de pagamentos para uma nova realidade.



A expectativa de vendas após a quarentena, segundo estudos, é de 50% do volume anterior à crise com crescimento de 5% a 7% por mês até o fim do ano.

Prepare-se para uma retomada porque ela vai acontecer, mesmo que de forma lenta e gradual. Pense no que é preciso ser feito para você ter fôlego no momento de retomada, sem colocar em risco suas atividades nos próximos 6 a 12 meses.

Quando você dá o seu melhor, envolvendo os parceiros e suas equipes, o carro vai andar e ganhar velocidade. Confie nesse movimento!

Entre em contato conosco e descubra como podemos te ajudar!

5 visualizações

Rua Edmundo Saporski, 116

Mercês

CEP: 80710-610

Curitiba - PR

  • Facebook - Círculo Branco
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
Fale conosco
 

Tel: +55 (41) 3090-6356

© 2019 por Ramo Sistemas Digitais LTDA